CPVI - Centro de Pesquisa da Visão Integrativa

Tel: (11) 3256 3368

E-mail: cpvi@cpvi.com.br

Quarta, 22 de Novembro de 2017 - Boa tarde!
Óculos / Lentes
Acupuntura
Artigos Diversos
Baixa Visão
Cirurgias Oculares
Dependências
Editorial
Espiritualidade
Exercícios Oculares
Funções dos olhos
Homeopatia
Iridologia
Medicina psicossomática
Palestras
Qualidade de Vida
Vídeos
Eventos
Links
Depoimentos
Faça sua adesão na CPVI

Baixa Visão

Reabilitação


O Serviço de Reabilitação é uma unidade de atendimento especializado que tem por finalidade oferecer à pessoa com deficiência visual, procedimentos que visam favorecer o desenvolvimento pessoal e funcional, a fim de que consiga melhores condições de adaptação ao meio em que vive, propiciando o desenvolvimento da independência e autonomia na família, nos diferentes grupos sociais e inserção no mundo do trabalho. Este serviço está organizado num sistema de trabalho de equipe multidisciplinar que desenvolve programas individualizados, tendo como referência as necessidades e o potencial de cada pessoa.

PROCEDIMENTOS E PROGRAMAS DE ATENDIMENTO

O processo de reabilitação conta com várias áreas de atendimento para as quais o cliente será encaminhado com base no programa inicialmente sugerido pelo Serviço de Avaliação e Diagnóstico.
Esse programa poderá sofrer modificações ao longo do processo de reabilitação para que possa atender às necessidades e interesses dos clientes.

O Serviço de Reabilitação conta com as seguintes áreas de atendimento:

Orientação Social

Envolve procedimentos que se propõem a auxiliar a pessoa com deficiência visual a conhecer sua realidade e a reconhecer suas capacidades e limitações. Esses procedimentos têm por base a compreensão das inter-relações pessoais e a detecção dos possíveis focos que afetam a sua vida de relação. A intervenção tem por objetivo favorecer o processo de desenvolvimento e de adaptação social do cliente.

Atendimento Psicológico

Oferece atendimento psicológico de acordo com as necessidades, dificuldades e características da pessoa com deficiência visual, utilizando métodos e técnicas inerentes à psicologia. Participa da equipe com vistas ao processo de reabilitação do cliente. A ênfase desse trabalho dá-se através da compreensão do cliente como sujeito protagonista do seu próprio processo, com potencialidades para desenvolver novas habilidades e novas formas de viver.

Atendimento Fisioterapêutico

Realiza intervenção necessária para a recuperação e o desenvolvimento da capacidade física e funcional, assim como oferece correção postural por meio de técnicas apropriadas visando a segurança e o bem-estar físico da pessoa com deficiência visual.
Atividades da Vida Diária

Desenvolve procedimentos de Terapia Ocupacional, com a finalidade de adaptar a pessoa com deficiência visual às diferentes situações de vida diária, promovendo a conquista da sua autonomia. Para tanto, são utilizados recursos terapêuticos para a criação de atividades que proporcionam experiências de situações que são normalmente vivenciadas em seu cotidiano.

Comunicação

Desenvolve procedimentos pedagógicos especializados – braille, sorobã, manuscrito, assinatura e outros recursos específicos, com a finalidade de restaurar as perdas na comunicação escrita e no progresso informativo, proporcionando, também, condições para elaboração de projetos de vida que incluam educação e trabalho.

Orientação e Mobilidade

Envolve procedimentos que favorecem a segurança, eficiência e conforto na locomoção independente das pessoas com deficiência visual. É um processo dinâmico no qual as pessoas com deficiência visual utilizam as percepções tátil, auditiva, olfativa e visual (quando existente) para estabelecer a sua posição e relacionamento com os objetos no ambiente. Para tal, são utilizadas técnicas e, quando necessário, recursos ópticos e mecânicos.

Orientação, Colocação e Seguimento Profissional

Envolve procedimentos de orientação e aconselhamento à pessoa com deficiência visual que incluem o conhecimento do mercado de trabalho, a escolha profissional, o desenvolvimento de habilidades para a procura, obtenção e manutenção do emprego. De outra parte, envolve contato e negociações com empresas e, após a colocação profissional, proceder o seguimento em situação de trabalho.