CPVI - Centro de Pesquisa da Visão Integrativa

Tel: (11) 3256 3368

E-mail: cpvi@cpvi.com.br

Domingo, 23 de Julho de 2017 - Bom dia!
Óculos / Lentes
Acupuntura
Artigos Diversos
Baixa Visão
Cirurgias Oculares
Dependências
Editorial
Espiritualidade
Exercícios Oculares
Funções dos olhos
Homeopatia
Iridologia
Medicina psicossomática
Palestras
Qualidade de Vida
Vídeos
Eventos
Links
Depoimentos
Faça sua adesão na CPVI

Óculos / Lentes

Lentes de Contato -Vantagens e Desvantagens

Lentes de Contato

O objetivo das lentes de contato é proporcionar-lhe uma melhor visão no dia-a-dia e facilitar a prática de esportes. Elas são pequenos discos de material plástico, usados para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e para tratamento do ceratocone, uma moléstia que causa visão ruim não corrigível com óculos. As lentes bifocais substituem os óculos para perto e possibilitam boa visão para longe.

A superfície externa das lentes proporciona conforto e melhoria da visão, enquanto a posterior possibilita que elas fiquem bem posicionadas na córnea e flutuem na camada de lágrimas existente nos olhos. Quando a pessoa pisca as pálpebras movimentam as lentes levemente. Esse movimento faz com que as lágrimas fluam sob as lentes, removendo os resíduos que se acumulam embaixo delas, e forneçam nutrição, lubrificação e oxigênio à córnea.

O candidato ideal ao uso de lentes é aquele cujo organismo produz a quantidade adequada de lágrimas, não tem infecções crônicas nas pálpebras ou na córnea e não sente dificuldade em manuseá-las. O uso bem sucedido de lentes depende também da escolha de um oftalmologista conhecedor do assunto, da motivação durante o período de adaptação e da observânica das instruções para seu uso e manutenção. Para os que têm maturidade para seguir as instruções, a idade não é um fator importante. Porém, entre os mais jovens, a mudança de grau é mais freqüente ocasionando maior necessidade de acompanhamento e atualização das lentes.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens das lentes de contato em relação aos óculos são: maior campo visual, menor distorção e tamanho mais realista dos objetos, uso com óculos para sol, aumento da autoconfiança e eliminação dos óculos embaçados e dos pontos de pressão no nariz e nas orelhas.

As desvantagens das lentes são: facilidade de que se percam ou se danifiquem, necessidade de boa higiene ocular, de cuidados regulares e, para alguns tipos de lentes, de um período de adaptação mais longo. Ás vezes, as lentes não corrigem certos problemas tão bem quanto os óculos e algumas pessoas apresentam sensibilidade à luz, dificuldade no seu manuseio e de adaptação a lentes para presbiopia. Se usadas em piscinas sem óculos de proteção, as lentes de contato podem se perder, se contaminar ou ficar amareladas pelo cloro.

Fonte: Folder Educativo para pacientes