CPVI - Centro de Pesquisa da Visão Integrativa

Tel: (11) 3256 3368

E-mail: cpvi@cpvi.com.br

Quarta, 18 de Outubro de 2017 - Bom dia!
Óculos / Lentes
Acupuntura
Artigos Diversos
Baixa Visão
Cirurgias Oculares
Dependências
Editorial
Espiritualidade
Exercícios Oculares
Funções dos olhos
Homeopatia
Iridologia
Medicina psicossomática
Palestras
Qualidade de Vida
Vídeos
Eventos
Links
Depoimentos
Faça sua adesão na CPVI

Óculos / Lentes

Lentes de Contato. Há Riscos


Como todo corpo estranho em contato com a córnea, as lentes de contato apresentam riscos. Esses serão bem menores se elas forem prescritas, adaptadas e fornecidas por um oftalmologista especializado ou por um contactólogo, sob direta supervisão do oftalmologista.

Não é comum ocorrerem infecções que resultem em cicatrizes na córnea ou em redução da visão. Mas as lentes de contato podem provocar infecções ou arranhões que precisam ser tratados e se forem usadas por um período mais longo ou em desacordo com as recomendações recebidas, a córnea pode ficar inchada, causando dor e embaçamento temporário da visão. Procure seu oftalmologista imediatamente em casos de vermelhidão, desconforto, inchaço, dor, sensação de arranhão e secreção no olho ou quando não conseguir remover a lente que acidentalmente se esconder sob as pálpebras.

Cuidados Especiais

As diversas marcas de lentes geralmente têm seus produtos próprios para limpeza e desinfecção. A inobservância das instruções contidas nas embalagens desses produtos pode reduzir a durabilidade das lentes e causar infecções. Evite contaminação, observando os seguintes cuidados:

  • Lave as mãos com sabonete neutro (sem perfume desodorante ou creme), antes de manusear as lentes.
  • Use maquiagem e removedores de maquiagem à base de água (produtos “hipo-alergênicos”, para usuários de lentes de contato ou “para olhos sensíveis”).
  • Aplique a maquiagem após colocar as lentes, removendo-a só depois que estas forem retiradas. Não divida o uso de maquiagem com outras pessoas.
  • Descarte a maquiagem, se ocorrer infecção no olho, pois produtos contaminados podem reinfectá-lo.

O Uso de Lentes de Contato

O uso de lentes é uma forma de parceria com o oftalmologista, em benefício da sua visão. Essa parceria envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes que lhe é mais adequado, teste de adaptação, fornecimento de lentes de qualidade e atendimento em casos de emergência. Geralmente, o teste de adaptação de lentes consiste de:

  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria).
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes (leitura da menor linha da Tabela de Snellen com cada olho).
  • Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos.
  • Nova refração, com as lentes de teste.
  • Avaliação da adaptação das lentes de teste com o aparelho chamado lâmpada de fenda.
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

Concluído o teste de adaptação, a prescrição é encaminhada ao fabricante. Por ocasião do recebimento das lentes, você será treinado(a) para sua colocação e serão fornecidas instruções para manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão.

Fonte: Folder Educativo para pacientes