
Óculos / Lentes
Lentes de Contato. Há Riscos
Como todo corpo estranho em contato com a córnea, as lentes de contato apresentam riscos. Esses serão bem menores se elas forem prescritas, adaptadas e fornecidas por um oftalmologista especializado ou por um contactólogo, sob direta supervisão do oftalmologista.
Não é comum ocorrerem infecções que resultem em cicatrizes na córnea ou em redução da visão. Mas as lentes de contato podem provocar infecções ou arranhões que precisam ser tratados e se forem usadas por um período mais longo ou em desacordo com as recomendações recebidas, a córnea pode ficar inchada, causando dor e embaçamento temporário da visão. Procure seu oftalmologista imediatamente em casos de vermelhidão, desconforto, inchaço, dor, sensação de arranhão e secreção no olho ou quando não conseguir remover a lente que acidentalmente se esconder sob as pálpebras.
Cuidados Especiais
As diversas marcas de lentes geralmente têm seus produtos próprios para limpeza e desinfecção. A inobservância das instruções contidas nas embalagens desses produtos pode reduzir a durabilidade das lentes e causar infecções. Evite contaminação, observando os seguintes cuidados:
- Lave as mãos com sabonete neutro (sem perfume desodorante ou creme), antes de manusear as lentes.
- Use maquiagem e removedores de maquiagem à base de água (produtos “hipo-alergênicos”, para usuários de lentes de contato ou “para olhos sensíveis”).
- Aplique a maquiagem após colocar as lentes, removendo-a só depois que estas forem retiradas. Não divida o uso de maquiagem com outras pessoas.
- Descarte a maquiagem, se ocorrer infecção no olho, pois produtos contaminados podem reinfectá-lo.
O Uso de Lentes de Contato
O uso de lentes é uma forma de parceria com o oftalmologista, em benefício da sua visão. Essa parceria envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes que lhe é mais adequado, teste de adaptação, fornecimento de lentes de qualidade e atendimento em casos de emergência. Geralmente, o teste de adaptação de lentes consiste de:
- Medição da curvatura da córnea (ceratometria).
- Refração inicial para determinação do grau das lentes (leitura da menor linha da Tabela de Snellen com cada olho).
- Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos.
- Nova refração, com as lentes de teste.
- Avaliação da adaptação das lentes de teste com o aparelho chamado lâmpada de fenda.
- Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.
Concluído o teste de adaptação, a prescrição é encaminhada ao fabricante. Por ocasião do recebimento das lentes, você será treinado(a) para sua colocação e serão fornecidas instruções para manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão.
