
Cirurgias Oculares
Descolamento de Retina
O que é a Retina?
![]() |
Visão Normal - A luz focaliza-se nas células da retina que a trasmite ao cérebro sob a forma de sinais elétricos. |
![]() |
Descolamento de vítreo - Devido ao processo de envelhecimento, o vítreo pode soltar-se da retina sem que isto cause danos à visão. |
![]() |
Descolamento de retina - Ao soltar-se, algumas vezes, o vítreo pode causar rasgos na retina, penetrar através deles e ocasionar descolamento da retina. |
A retina é uma fina camada de células nervosas que reveste a parte interna do olho. Ela é responsável pela formação da imagem e conversão da luz em sinais elétricos os quais são enviados pelo nervo óptico ao cérebro onde são transformados em visão.
Descolamento de Retina
O vítreo é uma espécie de gelatina transparente que preenche o globo ocular, firmemente preso à retina. Com o envelhecimento, o vítreo pode soltar-se sem que isto, obrigatoriamente, cause danos à visão. Entretanto, ao soltar-se, o vítreo às vezes rasga a retina em um ou mais pontos de maior aderência. Se isto ocorrer, o vítreo pode passar pelo(s) rasgo(s), localizar-se entre o globo ocular e a retina e provocar seu descolamento. Se o descolamento for parcial, a visão pode perder a nitidez. Em caso de descolamento total, a visão pode desaparecer.
A doença geralmente ocorre após os 40 anos. Apresentam possibilidade de desenvolvê-la, as pessoas que possuem história de descolamento de retina na família, as que têm miopia ou glaucoma e as que se submeteram à cirurgia de catarata. Os socos ou acidentes que resultem em ferimento, pancada ou batida forte no olho, na face ou na cabeça podem, também, provocar descolamento de retina. A doença pode ser, ainda, causada por tumores, inflamações graves ou complicações do diabetes. Mas geralmente, em tais casos não ocorrem rasgos retinianos e o tratamento da moléstia causadora do descolamento pode fazer com que a retina volte à sua posição normal.
Sintomas
Os rasgos na retina podem ocorrer sem que a pessoa perceba inicialmente seus sintomas. Mas, se houver vazamento de sangue no vítreo pode ocorrer comprometimento da visão no olho atingido. Em outros casos, o paciente pode perceber clarões ou pontos negros conhecidos por moscas volantes. Esses sintomas não significam, obrigatoriamente, a ocorrência de rasgos na retina, pois as moscas volantes podem decorrer da formação de pequenas partículas de vítreo, tecnicamente chamadas grumos.
Em casos de descolamento da retina a pessoa poderá perceber uma imagem ondulada ou uma sombra ou cortina escura que fecha o campo de visão. Se o descolamento atingir a região central da retina ocorrerá uma distorção ou redução da visão central. Em alguns poucos casos o descolamento pode ocorrer repentinamente provocando perda total da visão no olho atingido.
![]() |
![]() |
![]() |
Cortina ou sombras | Moscas Volantes | Relâmpagos ou Clarões |
Diagnóstico
A pessoa deve consultar um oftalmologista imediatamente, caso ocorra um dos sintomas apresentados acima. O oftalmologista realizará um exame completo da retina e de outras partes do olho utilizando os instrumentos chamados oftalmológicos e lâmpada de fenda. Outros exames, como a retinografia e angiofluoresceinografia, podem ser utilizados para localizar pequenos vazamentos nos vasos sanguíneos e danos à retina que não foram detectados através do exame visual. Se a visibilidade no interior do olho estiver dificultada pela catarata, o oftalmologista poderá realizar uma ultra-sonografia.
Tratamentos
![]() |
O laser sela o rasgo da retina e o adere ao globo ocular. |
Os rasgos na retina devem ser tratados a laser ou por crioterapia, o mais rápido possível, a fim de evitar que dêem origem a um descolamento. Esses tratamentos criam uma espécie de cicatriz que sela o rasgo e aderem a retina ao globo ocular impedindo, assim, que o vítreo se localize atrás dela. Esses tratamentos causam pouco desconforto e podem ser realizados em regime ambulatorial.
Os descolamentos de retina são tratados por cirurgias destinadas a pressionar a parede do globo ocular contra os rasgos da retina, mantendo os tecidos juntos até que os rasgos cicatrizam-se. Na retinopexia pneumática, uma das técnicas cirúrgicas utilizadas, o retinólogo (um oftalmologista especializado em cirurgias de retina) injeta no interior do olho uma bolha de gás absorvível pelo organismo, empurrando o rasgo da retina contra o globo ocular. Na técnica cirúrgica denominada explante e faixa de silicone, o retinólogo coloca uma fina faixa em volta da parte externa do globo ocular pressionando-o suavemente contra a retina.
![]() |
Cirurgia de explante e faixa de silicone para descolamento de retina |
A técnica escolhida pelo retinólogo, dependerá das características do problema e do dano ocorrido. Mas, qualquer que seja a técnica, o retinólogo usará também o laser ou a crioterapia para selar o rasgo na retina. As cirurgias de descolamento de retina são realizadas em centro cirúrgico sob anestesia local ou geral e o período de internação varia de acordo com a determinação do retinólogo. Nos casos de descolamentos mais complexos pode haver ainda necessidade de uma vitrectomia, em associação com uma das técnicas cirúrgicas anteriormente vistas. Na vitrectomia, o retinólogo separa o vítreo da retina e o remove do globo ocular. Em seguida, se tiver ocorrido um encolhimento ou enrugamento grave da rede do globo ocular e, finalmente, encherá a cavidade do globo ocular temporariamente com uma bolha de gás, até que o próprio organismo a absorva e a substitua por um novo vítreo.
Pós-cirúrgico e Riscos
Após as cirurgias de descolamento de retina e/ou de vitrectomia, o paciente sentirá algum desconforto e deverá usar um curativo no olho operado, por alguns dias. O retinólogo prescreverá os medicamentos necessários e informará ao paciente às atividades normais. Caso utilize a técnica retinopexia pneumática, o retinólogo poderá recomendar que o paciente mantenha a cabeça numa determinada posição durante certo período de tempo e que se abstenha de viajar de avião ou para locais de altitude elevada, até que a bolha de gás seja absorvida pelo organismo.
A visão pode levar meses para melhorar ou não retornar completamente se o deslocamento tiver sido muito grave ou muito antigo. Por isso é muito importante que você consulte um oftalmologista ao primeiro sinal de problema. Como toda cirurgia, a de descolamento de retina apresenta riscos. Seu oftalmologista irá falar com você sobre eles. Por outro lado, o não tratamento do descolamento de retina, geralmente, resulta em perda definitiva da visão.
Fonte: Folder educativo para pacientes
