
Cirurgias Oculares
Cirurgia de Catarata
Catarata
![]() |
Olho Normal - O cristalino sem catarata foca a luz na retina. |
![]() |
O Olho com Catarata - A catarata bloqueia a luz antes que ela atinja a retina |
![]() |
Após a Cirurgia - Uma lente intra-ocular substitui o cristalino natural após a remoção da catarata |
Mais de cinqüenta por cento das pessoas acima dos sessenta anos e algumas mais jovens sofrem de catarata. A catarata é tão comum que é corrente o ditado de que todos teremos catarata, se vivermos o bastante.
A catarata é o turvamento progressivo do cristalino, interferindo na absorção da luz que chega à retina. Os portadores de catarata normalmente a descrevem como se estivessem olhando através de uma queda d’água ou de uma folha de papel vegetal, com embaçamento gradual ou diminuição da visão.
A leitura fica mais difícil e dirigir um carro pode se tornar perigoso. O portador de catarata pode se sentir incomodado por luz forte ou ver halos ao redor de luzes. No início, a mudança no grau dos óculos pode até ajudar, mas com o avanço da catarata a visão vai diminuindo progressivamente.
Não existem tratamentos clínicos para reverter a catarata. Uma vez formada, só existe um meio de livrar-se da catarata: removê-la cirurgicamente.
Cirurgia de Catarata
Antigamente, a cirurgia era considerada arriscada e muita gente a evitava o quanto possível. A internação, por uma semana ou mais, era sempre necessária e as complicações após a cirurgia eram freqüentes. Hoje em dia, a cirurgia de catarata é realizada em regime ambulatorial e o procedimento cirúrgico em si pode levar apenas alguns minutos. Geralmente, logo após a cirurgia os pacientes recebem alta e vão para casa, evitando a inconveniência e as despesas hospitalares.
Técnicas Avançadas
Hoje, o médico conta com uma avançada técnica cirúrgica chamada faco-emulsificação, ou seja, cirurgia de catarata com pequena incisão. Após aplicação da anestesia local, uma incisão em degrau de cerca de 2,5mm é feita na parte da frente do olho. A catarata é, então, fracionada em partículas microscópicas usando-se ultra-som e aspirada do olho. Para compensar a remoção do cristalino, uma lente intra-ocular (LIO) é implantada. A incisão irá cicatrizar-se com a ajuda da pressão natural do olho. Entretanto, o médico poderá decidir executar um ou dois pontos.
![]() |
![]() |
A catarata é removida deixando a bolsa capsular intacta | A lente intra-ocular é inserida na bolsa capsular restaurando a visão nítida |
Cirurgia Bem Sucedida
As pessoas têm diferentes períodos de recuperação, mas a maioria dos pacientes apresenta melhora rapidamente após a cirurgia e retorna às suas rotinas dentro de poucos dias.
De acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, nos Estados Unidos, 98% dos pacientes apresenta melhoria da visão após a cirurgia. Alguns experimentam uma visão que, na verdade, é melhor do que a que eles tinham antes de desenvolverem a catarata.
Uma vez removida, a catarata não voltará. Os resultados da cirurgia são permanentes, com possibilidades de que o paciente tenha uma boa visão por toda a vida. Nos casos em que, decorrido algum tempo após a cirurgia, ocorrer embaçamento da membrana que se localiza atrás da pupila, o problema é geralmente resolvido por meio de um rápido tratamento denominado YAG Laser, realizado no consultório.
A Escolha é Sua
![]() |
A catarata pode levar anos para se desenvolver. Mas, qual é o momento certo para removê-la? A resposta é bem simples: a hora de remover a catarata é quando você acreditar que a qualidade de sua vida seria melhor se você tivesse a oportunidade de voltar a enxergar como antes. Só você pode decidir qual é a hora de reabrir seus olhos para um mundo brilhante e nítido.
Fonte: Folder educativo para pacientes
