
Acupuntura
Acupuntura
A Acupuntura é um ancestral sistema terapêutico originado na China há mais de 5 mil anos. O corpo humano foi mapeado a partir de meridianos e desenvolvido um sistema de aplicação de finas agulhas em pontos específicos que liberam canais de energia. Descobertas recentes relacionam a Acupuntura com a liberação de endorfina e neurotransmissores que são substâncias químicas do cérebro que, tendo a finalidade de analgesia e cura de doenças, são liberadas pelo próprio organismo. Os chineses já usavam isso há milhares de anos para equilibrar corpo e mente.
Na Acupuntura toda a enfermidade é considerada o resultado de um desequilíbrio da energia corpórea e seu principal propósito é a restauração desse equilíbrio estimulando a circulação de energia, sangue e fluídos (neurotransmissores) pelo organismo.
A Acupuntura é associada as seguintes técnicas:
Moxabustão – onde se aquecem os pontos de acupuntura pela queima de ervas compactadas, a exemplo da artemísia;
Laser – que pelo fato de estimular os pontos de acupuntura de forma indolor é muito usado na pediatria e estética;
Ventosa – utilizada para aliviar dores
Fitoterapia – tratamento interno através do uso de ervas;
Dietoterapia – através da adequação do regime alimentar do paciente;
Atividade Física Dirigida e práticas Ch’an Tao de Meditação.
Todas essas associações de técnicas têm se mostrado eficazes para o tratamento de uma série de patologias e minimizado o sofrimento de outras, mantendo sob controle as patologias crônicas, além de aumentar a capacidade de “concentração” e “força mental”, fundamentais para o adequado manejo das situações de stress e fonte de realização pessoal.
