CPVI - Centro de Pesquisa da Visão Integrativa

Tel: (11) 3256 3368

E-mail: cpvi@cpvi.com.br

Quarta, 22 de Novembro de 2017 - Boa tarde!
Óculos / Lentes
Acupuntura
Artigos Diversos
Baixa Visão
Cirurgias Oculares
Dependências
Editorial
Espiritualidade
Exercícios Oculares
Funções dos olhos
Homeopatia
Iridologia
Medicina psicossomática
Palestras
Qualidade de Vida
Vídeos
Eventos
Links
Depoimentos
Faça sua adesão na CPVI

Qualidade de Vida

20 Dicas Preventivas

Conselhos básicos para evitar surpresas desagradáveis!

 

1- Para prevenir inúmeras doenças crônicas e promover a saúde, evite a obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e o uso abusivo de bebidas alcoólicas. Mantenha uma dieta balanceada e rica em laticínios, peixe, vegetais, legumes e frutas.

 

2- Faça exercícios físicos diariamente. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde física, mental e evitar as causas do estresse e tensão.

 

3- Não fume. Nunca! O fumo causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos.

O cigarro também é um dos grandes responsáveis pela má utilização de vitaminas, o que pode acarretar uma séria de doenças carenciais, e acelera a perda da massa óssea.

 

4- Restrinja as frituras. Se você não resiste a uma friturinha de vez em quando, faça com que seja apenas uma exceção e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. O melhor é tentar viver sem frituras.

 

5- Evite o excesso de café e refrigerantes à base de cola. Além da osteoporose, a ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína também produz insônia e excitação nervosa.

 

6- Dê descanso ao seu estômago. Não se empanturre, coma para alimentar-se. Não se intoxique.

 

7- Tome remédios só quando forem de fato necessário. Prefira terapias complementares, Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.

 

8- Lave suas mãos com água e sabonete com freqüência, ao usar o banheiro e aos atender um doente.

 

9- Para evitar transmitir infecções por meio de cumprimentos, espirre num lenço ou, na falta deste, no seu cotovelo. Não espirre na palma da mão.

 

10- Vacine-se contra a gripe. Esta vacinação é empregada a milhões de pessoas em todo o mundo e sua utilização é segura.

 

11- Para cuidar de sua coluna, evite ficar em pé por longos períodos. Também não permaneça sentado por muito tempo. Cuide de sua posição quando sentado e não deite de bruços.

 

12- Quando levantar algum peso dobre os joelhos em vez da coluna.

 

13- Cuide de seu coração, que representa a causa número um de morte e doenças no mundo ocidental. O processo arteriosclerótico, que leva ao ataque cardíaco e ao derrame, inicia essencialmente na infância e comumente é causado ou agravado com dietas gordurosas. Uma vida saudável e check-ups rotineiros podem reduzir as doenças cardíacas. Sua pressão arterial deve ser medida a cada 5 anos a partir dos 20 anos, a cada 3 anos a partir dos 30 anos e anualmente a partir dos 40 anos. Seu colesterol e níveis de gorduras devem ser analisados anualmente a partir dos 40 anos.

 

14- Para evitar o desenvolvimento de câncer coloretal, submeta-se a uma colonoscopia a cada 5 anos iniciando aos 50 anos e faça o teste do sangue oculto fecal uma vez ao ano.

 

15- Faça uma mamografia para evitar o desenvolvimento do câncer de mama a cada dois anos a partir dos 40 anos.

 

16- Faça avaliações periódicas da próstata (masculino) e do colo do útero (feminino) após os 40 anos de idade.

 

17- A partir dos 40 anos, realize uma densitometria óssea anualmente um exame que mede a massa óssea principalmente se tiver familiares com osteoporose.

 

18- Visite seu oftalmologista anualmente, especialmente após os 40 anos e certifique-se que a pressão intra-ocular e o fundo de olho são normais.

 

19- Não negligencie a dor. Ela é um alerta de seu corpo quando há algo errado. Não tarde em procurar um médico.

 

20- As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente alguns conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual. De fato, estas recomendações são muito conhecidas pelos estudiosos do Talmud:

 

  1. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo eles têm.

 

  1. Adotar a “regra dos 80%”: Servir-se menos 20% de comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida, reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

 

  1. Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes, que priorizam o “ser” sobre o “ter”, têm 35% de probabilidade de viver mais.

 

  1. Mantenha um laço afetivo com seus entes queridos. 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

 

  1. Estude. Faça atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória, como leituras, estudos, memorizações e testes.

 

  1. Viva numa sociedade. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

 

Estes conceitos têm o propósito de esclarecer, mas podem não ter a concordância de todos. Somente o médico de sua confiança deverá indicar os conceitos e condutas a serem seguidos na prática.